Missão

COMITÊ ESTADUAL DO POVO DE TERREIRO DO RS.


Uma conquista do Povo de Terreiro à partir da Marcha pela Vida e Liberdades Religiosa quando num processo coletivo, foram levadas três propostas ao Governador do Estado Tarso Genro:
- O "assentamento de representante do Povo de Terreiro no CDES - Conselho de desenvolvimento Econômico e Social;
- A criação de um Conselho Estadual de Povo de Terreiro e
- A criação da Secretaria Estadual de Politicas de Promoção de Igualdade Racial.

Trinta dias após foi cumprida a primeira reivindicação, quando foi indicada para representar o Povo de Terreiro no Conselhão a Iyalorisa Sandrali de Osun, em seguida iniciou-se intensa negociação para a consolidação das outras propostas.

O Comitê Estadual de Povo de Terreiro do RS terá como atribuição Convocar a Primeira Conferencia Estadual de Povo de Terreiro para consolidação do Conselho Estadual de Povo de Terreiro e terá que apresentar ao Governador do Estado Tarso Genro no período de três meses a partir da Publicação um diagnóstico para políticas de promoção de igualdade racial para povo negro e povo de terreiro para o Estado do Rio Grande do Sul conforme decreto 50112 publicado no Diário Oficial do Estado no dia 27 de fevereiro de 2013.
Instalado em 24/05/2013 as 15:horas, no Salão Negrinho do Pastoreio - Palácio do Governador.
"O espaço de terreiro, é o espaço de preservação dos valores civilizatórios do povo negro. Uma proposta política de igualdade e humanidade para o Brasil."

"Fazer é um desafio, criticar quem faz, é cômodo e não transforma"


Comissão Impulsora do Comitê Estadual de Povo de Terreiro do RS:

Baba Diba de Iyemonja
Iya Vera Soares de Oiya Laja
Iyalorisa Sandrali de Osun

Nenhum comentário:

Postar um comentário